quarta-feira, 28 de março de 2012

COSTELÃO



 
A costela fogo de chão é o autêntico churrasco gaúcho que, segundo a tradição, deve ser preparado com lenha, durante várias horas, e requer alguma prática. A principal vantagem da carne assada desta maneira é que não há fumaça (a qual é gerada quando caem pingos de gordura da carne na brasa), além de deixar o churrasco muito mais saboroso.

Tem sua origem a aproximadamente 300 anos, sendo utilizado inicialmente pelos tropeiros gaúchos. Nos campos de cima da serra ou pelos pampas, eles abriam valas no chão para colocar a lenha e proteger o fogo do vento.

Ao redor dessas valas, eram utilizados espetos de madeira para assar os grandes cortes de carne. O fogo também era utilizado para aquecer a água do chimarrão e preparar os tradicionais acompanhamentos como o feijão mexido e o arroz de carreteiro. O costume foi sendo cada vez mais difundido nas festas de Estâncias e acabou por transformar o churrasco em sinônimo de confraternização.

E é neste sentido, de promover uma grande confraternização, que a Associação dos Funcionários (AFUHRS), juntamente com o Clube da Viola, está promovendo um almoço com costelão fogo de chão no dia 21 de abril.

Mais informações na aba Eventos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário